top of page
  • Foto do escritorWeb3Edu Brasil

Desafios de Produto em um Projeto Novo de uma Empresa Tech


product manager

🧠 Artigo escrito por Bernardo Nery, Product Manager, entusiasta por tudo relacionado ao mundo cripto.


Conheça a importância de escolher a metodologia certa ao iniciar um novo projeto ou produto.
https://www.freepik.com/free-photo/person-holding-rock_1020611.htm#query=desafios&position=4&from_view=search&track=sph">Image by kjpargeter

Quando está começando um projeto novo, tem muitas metodologias para você poder aplicar no desenvolvimento do seu novo projeto / produto. Para isso você precisa descobrir o que seu público precisa. Nessa etapa é muita conversa e reunião. Geralmente nesse começo você começa fazendo o trabalho investigativo, que começa com uma pesquisa e documentação dos dados que você encontrou, depois a interação com o mercado.


Você tem que saber se o mercado valoriza ou não o que você está desenvolvendo, ou se realmente há a dor que você está querendo validar. Quando você desenvolver algo, tem que atingir o momento “WOW”, que é configurado pelo mínimo que você pode entregar que já vá fazer a diferença para seus clientes, e esse mínimo você deve atingir com um MVP (Mínimo Produto Viável).


Com essa validação inicial você sabe o que vai desenvolver para entregar o mínimo que seus clientes precisam, e resolver a dor (problema) deles. Para isso você precisa conversar com eles, estar junto e conversando com muitas pessoas, e muitas vezes desenvolvendo uma comunidade ao redor do que está construindo.


Após ter os dados do que seus possíveis clientes precisam, você deve começar e escrever as tarefas que você precisa desenvolver para entregar um MVP ideal. Você precisa começar a usar uma série de metodologias para acelerar o desenvolvimento.



Conheça a importância de escolher a metodologia certa ao iniciar um novo projeto ou produto.
https://www.freepik.com/free-photo/businesspeople-planning-glass-wall_2895053.htm#query=MVP%20business&position=4&from_view=search&track=ais

O método que vejo que seria o principal para dar sequência é o de priorização, isso em todo o projeto é essencial e dá uma ideia do que fazer agora e conseguir focar no desenvolvimento do projeto.


Você tem uma série de metodologias de priorização que você pode começar, mas o ideal é observar quais são as tarefas necessárias para você dar o primeiro passo. Acredito que essa seja a principal dificuldade de um empreendedor em uma primeira jornada.


Logo que você prioriza as necessidades é importante demais você saber que precisa de execução. Essa talvez seja a melhor parte, na minha opinião.


A execução é a parte onde todo o planejamento e priorização são ingredientes que precisam ser feitos. Existem métodos para você criar essa trilha, mas o modelo que eu mais gostei foi o playbook da 49 eduação.


Quando você cair para o desenvolvimento do MVP você precisa lembrar que não vai ser o melhor possível, e muito provavelmente você fará num modelo concierge, basicamente você fazendo as atividades do seu cliente, que seu software vai estar executando para você.


Assim que você tiver o produto já sendo testado, você vai desenvolvendo a solução e deixando ele na mão das pessoas que estão usando. Assim que pronto e pensado em melhorias, você faz o lançamento para o mercado todo usar, e assim você já está na parte que o produto começa a ser atualizado e recebendo melhorias.


Acredito que o que muda dessas interações com o mercado de web3 é justamente o grau de complexidade das entregas. As entregas em web3 são muito mais profundas e complexas para o desenvolvimento de projetos como os de web2. Assim toda a necessidade que você precisa para criar e montar seu projeto começa de fato com a comunidade.


Aqui já entra vários conceitos de marketing que precisa conhecer para poder criar essa tração do negócio e fazer a comunidade em desenvolvimento crescer e apoiar o projeto como um todo. Vamos explorara mais esse tempo de criação de comunidade após você entender os princípios de priorização das atividades que você vai precisar criar.


 


📚 Siga nossas redes:


0 comentário

Comentarios


bottom of page