top of page
  • Foto do escritorWeb3Edu Brasil

Os batimentos cardíacos do projeto precisam estar sincronizados


Product Manager

🧠 Artigo escrito por Bernardo Nery, Product Manager, entusiasta por tudo relacionado ao mundo cripto.


 

Os batimentos cardíacos do projeto precisam estar sincronizados

Batimentos

O que batimentos cardíacos tem haver com produto? — essa foi a primeira pergunta que me fiz quando eu li esse termo em um livro de negócios / produto. E eu estava completamente grudado para entender o que isso significava.


Acredito que um dos principais ensinamento do livro que estou lendo, chamado “Criar: Um guia nada ortodoxo para criar produtos que fazem a diferença” do Tony Fadell é justamente sobre o que são os batimentos cardíacos e porque eles devem estar sincronizados.


Produtividade de times


Uma das melhores maneiras para você inovar é colocando limites para suas criações, e com isso você se puxa a fazer “magia” com o que tem disponível para poder entregar uma solução nova, para algum problema que você tem. Esse problema precisa ser resolvido, e você colocando limites, te restringe a pensar para fazer a melhor execução possível.


E dos limites, qual é o que tem maior efeito?


O tempo


O tempo é sem dúvidas algo que não volta atrás, e isso faz com que você precise atingir certos objetivos em margens mais apertadas. As vezes você pode não atingir por completo, mas você vai acelerar para entregar. Então esse limite de tempo que você propõe para terminar a atividade é extremamente importante, mas não adianta por um prazo impossível, tem que por um prazo razoável a destrinchar as possibilidades e conseguir ter resultados.


Curiosidade


Uma das formas mais efetivas que observamos de limites de tempo e orçamento? Metas.


O que são os batimentos cardíacos?


Toda empresa tem o seu próprio ano fiscal, geralmente no Brasil isso vai do dia 02 de janeiro até 31 de dezembro, mas existem outros ritmos com os quais os times se preparam para um ano completo. Esse ano é variado, e depende muito do time que você está inserido. Tem empresas que suas principais entregas no ano são justamente durante um périodo diferente, como a organização do LollaPalooza, eles entregam seu principal produto em Março. Já a equipe da RD foca em entregar seus principais resultados durante a realização do RD Summit, o evento que a empresa faz para a comunidade, e é onde anunciam muitas novidades para seus usuários.


Quando olhamos para uma análise macro, essas entregas precisam ser coordenadas entre times, e esse ritmo precisa ser controlado para que tudo seja entregue, testado e aprovado para o lançamento dentro do seu prazo. Esse prazo geralmente envolve alguma data marcada pela empresa para anunciar mudanças e novidades, nos casos citados acima, no evento da empresa.


Esse ritmo geralmente é o que chamamos de batimentos cardíacos. É o ritmo que a empresa leva para mostrar ao mercado novidades e isso é derivado de vários batimentos cardíacos diferentes, mas que possuem um ritmo de entregas.


Batimentos Cardíacos


Quando juntamos a limitação de tempo e atividades a serem entregues, encontramos times de diferentes habilidades que trabalham em ritmos diferentes. Que muitas vezes precisam de um dos outros para poder entregar os resultados esperados.


Para controlar os ritmos de entregas, você estabelece pontos de contato com os times, para que as entregas sejam realizadas, e coordenadas para que tudo funcione nesse sistema. Esses pontos de contato são os Batimentos Cardíacos. Cada um bate no seu ritmo, mas em alguns momentos do ano, são necessários que você entregue o que está nas suas atividades de entrega. O ritmo de cada time é respeitado, mas as entregas que são feitas precisam de um prazo para você entregar.


Conclusão


Quando juntamos os batimentos de times diferentes em entregas, podemos fazer anúncios, aí são quando as empresas fazem seus eventos de divulgação para o mercado. Como o RD Summit ou até mesmo o LollaPalooza.


 


0 comentário

Comments


bottom of page