top of page
Foto do escritorWeb3Edu Brasil

Sua Base de Clientes e Leads Crescendo sua Comunidade


Product Manager
Focar no que o cliente quer, é a demanda principal crescer sua comunidade.

🧠 Artigo escrito por Bernardo Nery, Product Manager, entusiasta por tudo relacionado ao mundo cripto.


 

Sua base de clientes e leads crescendo sua comunidade


Enquanto estiver construindo o produto, precisa de uma validação para que esteja no canal de aquisição correto. Uma das maneiras para criar essa validação é justamente, conversando e engajando o seu público.


Causa Justa


Uma coisa que precisa estar clara é a sua “Causa Justa” (causa de existência da sua empresa, conceito do “Jogo do Infinito” livro do Simon Sinek). A causa justa é a causa que faz com que seu propósito de longo prazo se torne tão claro e representante que muito dos seus clientes não vão querer consumir produtos de terceiros, mas o seu, pois ele tem um valor maior de seu propósito, e está alinhado com o que seu cliente mais quer resolver ou engajar.


Uma Causa Justa é uma visão específica do futuro; uma visão tão atraente que as pessoas se disponham a fazer sacrifícios para ajudar a alcançá-la. — Simon Sinek

É algo maior que a empresa/projeto , e que tem que perdurar durante um longo período, não algo que possa cumprir em alguns dias, ou em um período curto. Ninguém cria uma empresa para não alcançar nada. Mas a Causa Justa não termina, ela sempre vai estar ali.


Existem 5 critérios que ajudam você a definir essa Causa Justa:


  1. Para Defender Algo: expressa muito mais o que você e a empresa defendem do que algo que enfrentam ou atacam

  2. Inclusiva: atrai pessoas com pensamentos diferentes, mas que querem contribuir com a mesma causa. Ela inspira a todos, de qualquer área da empresa, de forma quem que se sintam valorizados e realizados.

  3. Orientada a Serviço: a fim de beneficiar além da empresa, olhando sempre os consumidores em primeiro lugar. Quer dizer que isso deve refletir os objetivos dos usuários e não algo que só tenha valor para empresa.

  4. Resiliente: não deve ser baseado em algo frágil, como uma regra ou uma tecnologia. Isso pode mudar durante o tempo, mas a Causa Justa deve durar e resistir a essas mudanças.

  5. Idealista: Precisa ser algo nobre, que talvez possamos colocar a prova nossas ideias e carreira para persegui-lo.

Um exemplo de causa justa está dentro da Decalração de Independencia dos Estados Unidos. “We hold these truths to be self-evident, that all men are created equal, that they are endowed by their Creator with certain unalienable Rights, that among these are Life, Liberty and the pursuit of Happiness.” (Nós consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo seu criador de certos direitos inalienáveis, que estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. — Tradução livre para o português.) Preamble to the Declaration of Independence.


Isso vai deixar seu cliente e participantes da comunidade muito mais engajados e participantes, pois vão querer colaborar com os objetivos intangíveis do seu negócio, e isso vai atrair talentos, clientes e pessoas que querem fazer parte dessa missão.


Criatividade


Antes de abordar as ideias que vi funcionarem para manter uma comunidade engajada e aumentando sua base, uma das coisas mais importantes que podemos comentar é que… Você sempre precisa estar inovando ou pensando em coisas diferentes para alcançar seus objetivos. Não necessariamente você precisa copiar, mas adaptar. Tem um livro que recebi recentemente chamado “Roube como um artista” do Austin Kleon.


Ele fala que a essência de um artista é copiar, mas adaptando tudo para sua necessidade. Ali ele comenta que todo artista é sem dúvida um grande copiador, mas não para copiar, mas para se inspirar. Então tudo que estou escrevendo aqui não é um manual, mas sim uma ferramenta para que você possa se inspirar e tentar fazer da sua forma, ou como fizer sentido para sua aplicação.


Vou compartilhar uma dica dele que fez todo sentido para mim:


Criatividade é subtração. — Austin Kleon

Concordo, sempre temos algumas limitações para fazer alguma atividade, como orçamento para marketing, tempo, até mesmo as ferramentas que temos disponíveis para você construir o que deseja. E como todo brasileiro nesse momento é quando puxamos o nosso adorado conceito: GAMBIARRA. Então pense em soluções que façam sentido e aplique, usando essas limitações que a vida te deu, e aproveita esse momento para testar. Não digo errar e continuar errando. Estabeleça metas e limites e tente desenvolver com as limitações definidas.


As 5 atividades para conseguir manter e engajar sua comunidade

Enquanto engaja, existem certas etapas que deve respeitar. Dentre elas entender onde você vai ter uma maior adesão, pois ali é onde o resultado está vindo. Mas não digo para parar só nela, a partir do momento que começou, além de continuar investindo nela, é necessário que procure novas fontes de entrada e engajamento. Já escutei muito que você deve esgotar um canal para ir para o outro, concordo em partes, quando esse canal começar a perder tração, é hora de estar já ganhando espaço em outro, e isso se dá através do teste.


Então, aqui estão algumas possibilidades para você poder tralhar a estrutura da sua construção da base de clientes e comunidade. Lembrando que as etapas aqui desenvolvidas devem ser adaptadas para o seu mercado e seu público alvo.


1 — Conversas contínuas


Quando você mantém uma comunidade, uma das melhores formas de estar presente entendo o que está acontecendo no mercado é estar ativamento lendo e se comunicando com as pessoas que compõem o mercado. Essas pessoas devem ser participativas, e sempre estar mapeadas para manter contato.


Quem são as pessoas:


  • Clientes: são as pessoas de fato que consomem seu produto.

  • Parceiros: são as pessoas que ajudam você a vender e estruturar seu produtos.

  • Agentes: são pessoas que não participam ativamente, geralmente estão em uma escala não participativa, mas acompanham o mercado. Como Bancos, Agências do Governo, Advogados…

  • Fornecedores: são pessoas fornecedoras de produtos e serviços para sua empresa.

Tem pessoas que são interessantes para te manter contato que não necessariamente estão acompanhando o mercado, mas tem conhecimentos que possam ajudar no processo.


Todas essas pessoas são importantes de manter contato para que essa sua percepção do que está de fato ocorrendo em situações que vão acontecer e a empresa tem que estar preparada para fazer um movimento antecipado, seja de proteção ou de expansão.


As conversas vão sempre abrir sua perspectiva, fazendo com que as suas decisões de fato estejam alinhadas com o que as mudanças que está oferecendo é capaz de entregar e satisfazer a sua comunidade.


Todas essas pessoas, mesmo que não estejam em um grupo específico de Whatsapp ou dentro de uma comunidade no Discord, são extremamente importantes para seu desenvolvimento.


2 — Criação de Conteúdos


Mantenha a geração de conteúdos constante.


Quando você está escrevendo conteúdos, além de você aprender, acaba se tornando autoridade do que está sendo escrito. Pessoas vão usar seus conteúdos como base, sem contar que a empresa estará tendo uma imagem bem melhor perante seus clientes, pois a entrega de valor já vai começar antes mesmo de ele assinar o produto.


Em muitos casos, o valor entregue pelos conteúdos são onde os potenciais clientes entram nas comunidades, e ali é o canal para enriquecer e demonstrar que eles precisam da sua solução.


3 — Gamificação


Crie jogos e estruturas com recompensas para que sua comunidade cresça. Os jogos geralmente são uma maneira das pessoas começarem a fazer atividades já pré selecionadas buscando algum prêmio, geralmente algum benefício, podendo ser direta ou indiretamente proporcionado pela marca.


Os jogos tem como característica um alto engajamento, pois desperta um sentimento de competitividade. Assim os participantes da comunidade sempre estarão em busca dos prêmios que essa competição, mesmo que em pequena escala possa trazer.


Esse engajamento que os participantes podem trazer é muito valioso para sua comunidade, pois demonstra atividade e atualizações constantes, sem contar que estarão falando sobre o problema que você resolve.


4— Member get member


Uma das principais atividades para uma gamificação, ficou famosa como uma estratégia usada pelo Paypal e DropBox. Todos eles usaram essa ferramenta, promentendo melhorias para os clientes que chamassem novas pessoas para a base, promentendo recompensas.


No caso do Paypal foi dinheiro, e no caso do DropBox foi mais memória para o seu serviço. Ambos com limitações para que todos pudessem usufruir sem expremer o caixa da empresa, tem que sempre ficar ligado.


Quando misturado com uma gamificação, pode se tornar uma ferramenta de crescimento muito rápida.


5— Entrega de Valor


Sempre foque na entrega de valor. Olhe para o conteúdo que está escrevendo e sempre deixe claro que você oferece ainda mais valor no seu produto. Conteúdos são muito bons, mas um conjunto de atividades, como essas citadas entregam ainda mais valor ao seu cliente e para você.


Lembre sempre que todos precisam ganhar. Ganha-ganha-ganha, todo mundo que participar tem que ganhar algo.


Crie um movimento


Aqui é quando você combina todas as atividades que citadas em um movimento coordenado, onde você consegue trazer a vida uma série de conteúdos relevantes para uma comunidade específica.


Tenha certeza de que as pessoas com que você já interagiu estejam aderentes aos conteúdos e problema que busca resolver. Essa é sem dúvida uma maneira clara de você ter essa tração que você precisa para continuar crescendo.


 


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page